QUEM SOMOS

Minasul Specialty Coffee acredita na conexão entre as pessoas por meio do café. E valorizar a origem é o nosso maior foco. Queremos potencializar a produção de cafés especiais e sustentáveis sempre com transparência e responsabilidade, com pleno desenvolvimento dos nossos cooperados. Para isso, oferecemos suporte técnico com consultoria da produção a comercialização.

O nosso departamento conta com unidades internacionais Minasul USA, Minasul Europe e Minasul Asia que possibilitam melhores oportunidades aos cooperados. Aproximamos nossos clientes dos nossos produtores promovendo parcerias consistentes de longo prazo.

Contamos com uma equipe que cuida de cada detalhe para que os cafés cheguem ao destino com toda qualidade e segurança.

Venha conhecer Minasul Specialty Coffee!!

Você é sustentável?


Nós SOMOS. Contamos com departamento de Sustentabilidade focado em promover projetos junto aos cooperados.
Em 2022, fizemos o lançamento do selo Minasul SustentAgro, voltado para ESG - sigla em inglês que em português quer dizer Ambiental, Social e Governamental. Um selo que reforça todo o comprometimento que a Cooperativa tem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU – Organizações das Nações Unidas.
A adoção destes princípios ESG fortalece a marca Minasul. Dentre os 17 ODS, a Cooperativa espera, em até dois anos, atender a dez destes itens. De acordo com o Departamento de Sustentabilidade da cooperativa, o objetivo é chegar a mais cooperados com informação de qualidade para que eles possam aplicar dentro de suas propriedades os objetivos de desenvolvimento sustentável. Desta forma, será criado uma rede de produtores mais conscientes e preocupados com o social e o ambiental.
É de extrema importância um programa de gestão de resíduos em forma de 3R’s: reutilizar, reciclar e reduzir. Com essas três atitudes, é possível mudar muita coisa, atendendo ao acordo que visa uma mudança até 2030 em diversas áreas, segundo a ONU.

NOSSOS CAFÉS

Hoje, o Brasil é o maior produtor e um dos maiores consumidores de cafés especiais do mundo. A Minasul é capacitada para comercializar um dos produtos mais admirados no planeta, produzido por mais de 7.500 cooperados.

Mantiqueira

Conhecida por ser uma região de montanhas, a Mantiqueira de Minas possui clima frio e úmido. Apresenta um diferencial em seus cafés, assim como atributos únicos, como acidez alta e cítrica, e uma doçura surpreendente que pode remeter a várias notas sensoriais. Com essas características, os cafés Manqueira de Minas são "Exclusivos" e obtêm, com frequência, alta pontuação.

Vertentes

A região do Campo das Vertentes é conhecida por produzir excelentes grãos, proporcionando ao consumidor cafés "Equilibrados" com sabor agradável, semelhante a chocolate e caramelo. Em alguns casos, possuem também cafés com notas frutadas - amarelas ou vermelhas - o que dá ao produto um sabor exótico e balanceado.

Sul de Minas

Complexidade é a palavra que melhor define o perfil sensorial da região Sul de Minas. Caracterizada por possuir várias microregiões, apresenta um leque de opções sensoriais. Os cafés da região são "Diversificados", de achocolatados e amendoados a cafés com sabores mais diferenciados, como florais e baunilha.

PRODUTORES

A Minasul busca cada vez mais benefícios para o produtor ao promover concursos e premiações que incentivam as melhores práticas. Oferece suporte para, junto com o cooperado, criar planejamentos e metas que qualificam o café desde a planta e, consequentemente, adquiram valor agregado ao produto final.

Fernanda de Jesus Souza

Isabela Lima Reis 

Mariana Meirelles Gutierrez

CONCURSOS

Desde 1993, o Concurso Qualidade Minasul de Café visa enaltecer os bons cafés produzidos pelos cooperados. Os lotes inscritos no concurso são avaliados por uma comissão de QGraders que seguem o protocolo da SCA - Specialty Coffee Association.
Em 2019 passou a promover o Concurso Qualidade de Café AMAM, que, além de promover e incentivar a produção de cafés de qualidade, busca a valorização do trabalho exclusivamente feminino. As mulheres cooperadas Minasul representam cerca de 20% do quadro associativo e, através de ações como o Concurso Qualidade de Café AMAM, a Minasul busca dar vez e voz às mulheres que muitas vezes atuam significantemente nas atividades da propriedade.
Comprovando esse potencial feminino, a Minasul criou, ainda, alguns mecanismos de apoio ao trabalho delas, como o Selo Amam – Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul, que vem para destacar a excelência do trabalho das mulheres seja na cafeicultura, cereais, pecuária, ou onde quer que ela esteja.